Ex-Ballon d’or director reveals mysterious Envelope and behind-the-scenes secrets

Pascal Ferré, antigo diretor da France Football e principal responsável pela entrega da Bola de Ouro de 1996 até 2023, afirmou em uma entrevista ao jornal espanhol Marca que “a Bola de Ouro é uma fábrica de boatos e há muitas mentiras.”

As revelações foram feitas em conjunto com a publicação do livro de Ferré, La face cachée du Ballon d’or (A Face Oculta da Bola de Ouro), e detalham os procedimentos de votação nos bastidores, tentativas de influência passadas e reações de jogadores ao longo de quase três décadas do prêmio mais prestigiado do futebol, segundo o Marca.

Tentativas de influência e um envelope misterioso

Quanto à influência externa no processo de votação, Ferré desconsiderou as acusações de pressão do presidente do Real Madrid, Florentino Pérez. Segundo Ferré, Pérez “gosta do troféu, mas nunca me deu uma mensagem ou insinuou algo indiretamente.”

ENVELOPE MISTERIOSO: EX-DIRETOR REVELA BASTIDORES DA BOLA DE OURO
Foto: 24horas.pt

As interações com agentes de jogadores foram mais contenciosas. Ferré contou um episódio em que um representante de um jogador nomeado argumentou os méritos de seu cliente antes de perguntar se poderia promover a candidatura diretamente ao júri de votação. Após Ferré recusar o pedido, ele se afastou da mesa para atender uma ligação. Ao retornar, descobriu um envelope deixado. “Peguei-o e deixei na recepção. Não sei o que continha,” disse Ferré, acrescentando que já se encontrou com o agente, que nunca mencionou o episódio.

Reações por telefone dos vencedores anteriores

Quando perguntado para identificar as chamadas mais memoráveis para vencedores durante seu período, Ferré destacou Luka Modrić em 2018 e Karim Benzema em 2022.

🥇🎙️ CR7, BENZEMA, VINICIUS, MODRIC: BEHIND THE SCENES OF THE BALLON D'OR WITH PASCAL FERRÉ!

Após a apuração dos votos em 2018, Ferré inicialmente não conseguiu contato com Modrić. O meio-campista croata retornou a ligação minutos depois. “Primeiro, ele ficou em silêncio e depois começou a chorar. Disse que era incrível e, mais tarde, confessou que estava tão emocionado que não conseguia falar,” lembrou Ferré.

A reação de Benzema em 2022 contrastou fortemente em tom. Ferré notou que a atitude do atacante francês durante a ligação foi surpreendentemente fria. Dias depois, Benzema se desculpou e explicou a situação. “Queria gritar, mas estava cercado por companheiros e eu sabia que tinha de manter segredo,” explicou Benzema a Ferré.

Mudanças no protocolo e a cerimônia do prêmio 2024

Refletindo sobre o protocolo atual em que os vencedores não são notificados com antecedência e descobrem sua vitória apenas durante a gala, Ferré reconheceu resultados mistos. Ele observou que a mudança gera suspense e emoção, embora crie desafios logísticos para clubes e jogadores.

Olhando para a cerimônia de 26 de outubro, Ferré ofereceu uma avaliação dos indicados, afirmando que Kylian Mbappé “fez uma campanha superior a Lamine Yamal” mas acrescentou que “a Bola de Ouro não se exige, conquista-se.” Ferré afirmou que não votaria em Mbappé devido à falta de títulos coletivos na temporada, destacando que “o futebol ainda é um esporte com expressão coletiva.”

Editor-in-Chief

Editor-in-Chief

Daniel Richardson is the Editor-in-Chief of Archysport, where he leads the editorial team and oversees all published content across nine sport verticals. With over 15 years in sports journalism, Daniel has reported from the FIFA World Cup, the Olympic Games, NFL Super Bowls, NBA Finals, and Grand Slam tennis tournaments. He previously served as Senior Sports Editor at Reuters and holds a Master's degree in Journalism from Columbia University. Recognized by the Sports Journalists' Association for excellence in reporting, Daniel is a member of the International Sports Press Association (AIPS). His editorial philosophy centers on accuracy, depth, and fair coverage — ensuring every story published on Archysport meets the highest standards of sports journalism.

Football Basketball NFL Tennis Baseball Golf Badminton Judo Sport News